sexta-feira, 16 de maio de 2014

40 MANEIRAS DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL COM BALÕES (BEXIGAS) - PARTE 1

Você só vai ficar sem se divertir no final de semana e sem ajudar seu filho a se desenvolver se quiser!!!  


Bexigas cheias de grãos diferentes: atividade de propriocepção e de cognição


Furar balões cheios de ar: atividade de coordenação motora fina e propriocepção


Tambor confeccionado com bexiga e lata: atividade de propriocepção, coordenação motora, ritmo


Raquetes feitas com pratos descartáveis: atividade de coordenação motora


Encher balões cor ar para ficarem em cima e com farinha de trigo ou água para ficar em baixo: atividade de coordenação motora fina (amarrar) e de propriocepção (pesos diferentes)


Não deixar o balão cair usando as pernas e os pés: atividade de coordenação motora, de propriocepção, de equilíbrio e de alternância


Pegar bexigas cheias com água: atividade sensorial tátil e proprioceptiva


Usando espaguete de piscina, colocar os balões dentro das cestas: atividade de coordenação motora e de equilíbrio


Pegar bolas de acordo com as cores pedidas: atividade bimanual e cognitiva


Fazer joaninhas: atividade de confccção e de criação


Furar bexigas suspensas cheias água: atividade de coordenação motora fina, de equilíbrio, de sensação tátil e de propriocepção


Pintura com bexiga cheia de ar, de água ou de farinha de trigo, usando assadeira de bolo (a bexiga deve quicar e não rolar): atividade de coordenação


Fazer caretas e brincar no escuro: atividade de percepção visual


Soprar o canudo para a bola encher e depois soltar pra ver o barquinho se deslocar na água: atividade de fortalecimento da musculatura da boca e de confecção (criação)


Pintura com bexiga cheia de ar: atividade sensorial proprioceptiva


Acertar a bola cheia com água dentro do bambolê: atividade de coordenação motora, de atenção e direcionamento e de força (propriocepção)


Fazer pintura no chão com bolas cheias de tinta: atividade de coordenação motora, de equilíbrio e de propriocepção


Encher bexigas com grãos diversos e depois, pelo estímulo tátil, identificá-los: atividade sensorial tátil


Colar pedacinhos de papel colorido na bola cheia de ar e depois de secos, furar a bola: atividade de confecção e de coordenação motora fina


Pendurar bolas cheias de tinta e fazer pinturas apertando-as: atividade de criação e de propriocepção


Fazer bichinhos com a bexiga: atividade de criação


Fazer pintura jogando a bola com tinta em direção a um tecido pendurado numa parede: atividade de coordenação motora, de equilíbrio e de propriocepção


Confeccionar um carrinho com caixa de fósforo grande e assoprar canudo para encher a bexiga....depois soltar para ver o carrinho se deslocar: atividade de confecção, de criação e de fortalecimento da musculatura da boca


Manter a bola entre os corpos ou tentar estoura-la, juntando os corpos: atividade de coordenação motora e de propriocepção


Não deixar a bola de soprar cair e passar ela de um lado para o outro: atividade de coordenação motora e de equilíbrio


Boliche com bola de soprar: atividade de coordenação e de força


Encher as bexigas com farinha de trigo e depois fazer carinhas...depois, fazer caretas nelas: atividade de coordenação motora fina e de propriocepção


Andar sobre a linha pontilhada se esquivando ou afastando-se dos balões suspensos: atividade de coordenação motora, de equilíbrio e de atenção


Fazer através do sopro o carrinho feito com peças de LEGO se deslocar: atividade de força de musculatura da boca


Acertar o alvo com bola de sopra cheia de água ou de farinha de trigo: atividade de coordenação, de atenção e de força


Enrolar barbante colorido com tinta em volta da bola de soprar e depois de seco, furar a bola e retirar: atividade de coordenação motora fina


Decorar as bexigas com pedaços de papel, feltro ou adesivos: atividade de coordenação motora fina e de criatividade


Fazer experiência de encher bola de soprar: atividade de sequenciamento


Soprar canudo para deslocar bola presa....ou...empurra bola presa pelo canudo num barbante suspenso: atividade de força e de propriocepção


Fazer pintura com bola de soprar pendurada cheia de ar, de água ou de farinha de trigo...: atividade de força, de lateralidade


Segurar bexigas com água na colher de pau: atividade de coordenação, de propriocepção e de equilíbrio


No escuro, para trabalhar cores...


Fazer letras, formas geométricas, números de hidrocor.... pode ser atividade de identificação, de seleção, de sequenciamento,...


Carimbar bola de soprar (balão ou bexiga) com tubo de papel higiênico e tinta: atividade bimanual, de coordenação motora


22 comentários:

  1. Quanta criatividade! Nunca imaginei que teríamos tantas opções para trabalhar com bexigas. Adorei a ideia! Copiarei para usar com meus alunos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau amei cada uma legal que a outra... mas a turminha que estou lecionando esta difícil as vezes ....

      Excluir
    2. Uau amei cada uma legal que a outra... mas a turminha que estou lecionando esta difícil as vezes ....

      Excluir
    3. Uau amei cada uma legal que a outra... mas a turminha que estou lecionando esta difícil as vezes ....

      Excluir
  2. Maravilhosas ideias ...adorei =)

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Com certeza!!! O importante é que a gente possa divertir as nossas crianças seja tratando ou, simplesmente, entretendo-as

      Excluir
  4. Muito bom seu post. Gostaria de indicar alguns materiais que fiz para o meu site, Nosso Clubinho, que também trabalha com balões.

    Primeira atividade: http://www.nossoclubinho.com.br/atividades-com-baloes/

    Atividade 2: http://www.nossoclubinho.com.br/cinco-brincadeiras-para-festas-de-aniversario/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA....VOU OLHAR COM MUITO CARINHO COM CERTEZA....

      Excluir
  5. Adorei as idéis,vão me ajudar muito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Adorei as idéis,vão me ajudar muito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Ótimas idéias... Muito criativas

    ResponderExcluir
  8. Ótimas idéias... Muito criativas

    ResponderExcluir
  9. Ganhei meu dia..estou trabalhando um "Projeto Corpo e Movimento" com meus alunos e suas dicas foram ótimas. Muito obrigada amiga

    ResponderExcluir
  10. ADOREI AS IDEIAS VOU TENTAR APLICAR ALGUMAS NO GRUPO SOU DE SP,MARAVILHOSO E CRIATIVO

    ResponderExcluir