segunda-feira, 26 de maio de 2014

15 ATIVIDADES/ BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL USANDO LIXA DE PAREDE



Coloque um pedaço de papelão por dentro de uma camisa branca. Em seguida, coloque o lado colorido com giz de cera voltado para baixo (o lado da lixa) e, passe  ferro quente por cima por trinta segundos. Atividade de coordenação motora e de criação.
(http://www.neatorama.com/neatobambino/2011/08/03/sandpaper-prints/#!Qu6E1)


Alfabeto feito com letras de lixa. Passar o dedo indicador sobre a lixa no sentido da escrita. Atividade sensorial tátil, de coordenação motora fina e de construção do grafismo.


Colocar fio de lã para moldar letra. Atividade sensorial tátil, de coordenação motora fina e de construção do grafismo.


Números feitos lixa. Passar o dedo indicador sobre a lixa no sentido do desenho do número. Atividade sensorial tátil, de coordenação motora fina e de construção do grafismo.


Pegar uma assadeira de bolo, colocar uma folha de ímã e, por cima, uma folha de lixa. Fazer desenhos com pedacinhos coloridos de lã. Atividade sensorial tátil, de coordenação motora fina e de criação.


Colocar pedacinhos de feltro sobre os desenhos feitos com giz de cera na lixa. Atividade de pareamento das formas geométricas.


Montar maquete com feltro sobre a lixa. Atividade de criação, de organização espacial, de planejamento,...


Recortar letra de lixa e depois colar conchinhas e pedrinhas. Atividade sensorial tátil, de coordenação motora fina e de aprendizagem das letras.


Passar o dedo indicador sobre a letra feita com lixa e depois fazer a mesma letrinha no sal. Atividade sensorial tátil, de coordenação motora fina e de aprendizagem das letras.


Recortar pedacinhos de feltro e colocar sobre a lixa colada em uma caixa de camisa, construindo um quadrinho. Atividade de criação, de organização espacial, de planejamento,...


Colocar a lixa como parte da trilha sensorial. Atividade sensorial tátil e proprioceptiva.


Rabiscar ou desenhar com giz de cera. Atividade sensorial tátil,proprioceptiva e de criação.


Desenhar com cola colorida sobre a folha de lixa. Atividade sensorial tátil, proprioceptiva e de criação.


                                

Recortar o rosto do (Sr. Batata) na lixa e prender num pedacinho de feltro com costura. Depois, pegar outros pedacinhos de feltro e montar o rosto. Atividade sensorial tátil  e de esquema corporal.


Colocar folha de lixa ou objeto (tipo rolo de papel higiênico) forrado com lixa em caixa. Atividade estereognósica.



2 comentários:

  1. Parabéns, adorei suas atividades. Vou trabalhar com a minha turminha, só fazer algumas adaptações e fica perfeito. Muito obrigada!!!😍

    ResponderExcluir